28/10/2009

Questões de resposta curta

  1. Defina o conceito de “proposição”.
  2. Mostre a relação entre problemas, teorias e argumentos, no que concerne à actividade filosófica.
  3. Sendo um estudo conceptual a filosofia não atribui importância às informações empíricas. Esta afirmação é verdadeira? Justifique.
  4. Não podemos definir a Filosofia mas podemos distingui-la dos outros saberes através do seu objecto e do seu método de estudo. Quais são?
  5. Sabemos que a filosofia é um estudo a priori, isto é, faz-se exclusivamente com o pensamento. Isto quer dizer que a filosofia não utiliza informação sobre o mundo dada pela experiência? Justifique.
  6. Identifique nas questões que se seguem, as filosóficas e as não filosóficas. Justifique.                          a) O que é o conhecimento? b) O que caracteriza os vertebrados? c) O que é um planeta? d) O aborto é moralmente aceitável?
  7. O conjunto de frases apresentado é um argumento? Porquê? Se a pobreza existe, a distribuição de bens essenciais está mal feita; mas é um facto que existe pobreza; por isso a distribuição de bens essenciais está mal feita.
  8. Não podemos confundir problemas filosóficos com problemas não-filosóficos. Como reconhece os problemas filosóficos? Justifique com dois exemplos de cada.
  9. Qual é, afinal, a importância de estudar filosofia? Exponha, de forma clara, as razões que justificam, ou não, o valor e utilidade da filosofia.

Sem comentários:

Enviar um comentário