14/05/2010

Filme "Equilibrium" - questões para reflectir...





Basta reflectir um pouco sobre a história humana, para concluir que um dos maiores males que afecta a humanidade é a desumanidade… Como resolver este problema? Será possível acabar com as guerras? Até que ponto é que um Estado poderá aplicar a sua força para aniquilar os males que existem no mundo?
No filme Equilibrium, Prozium é a droga maravilha que o estado concebeu para que os seres humanos deixassem de sofrer. Uma vez que a emoção é vista como um todo, a abolição das emoções negativas implicou necessariamente o aniquilamento das emoções positivas… Esta medida possibilitou ao Estado o controlo da sociedade, pois, na ausência de emoções, não há conflitos, desordens, desacordos e, portanto, não há guerras!
Este filme pode ser analisado à luz de várias temáticas abordadas no 10º ano na disciplina de Filosofia:
          A temática da acção humana: Se, através de uma droga se eliminavam as emoções, até que ponto é que os actos praticados eram realmente acções humanas (caracterizadas pela autonomia, consciência e responsabilidade)?
           A temática dos valores: Que valores predominam numa sociedade em que se pretende aniquilar a capacidade de sentir?
          A temática ético-política: Por que razão necessitamos de um Estado? Será que o homem é o lobo do homem, como dizia Hobbes? Até que ponto é que um Estado poderá aplicar a sua força para aniquilar os males que existem no mundo? Quais os limites do poder do Estado sobre os indivíduos de uma sociedade? Será legítimo desobedecer ao poder do Estado? Se sim, em que circunstâncias?
           A temática da estética e a temática do sentido da existência humana: Até que ponto é que a experiência estética é uma experiência importante para o ser humano? Terá razão a personagem que afirma que, sem a capacidade de sentir, “a respiração é só um relógio a passar”?

1 comentário: